Desaparece o estudante de psicologia Bruno Borges no Acre/Brasil e deixa 14 livros escritos a mão e criptografados

Estudante de psicologia deixou 14 livros escritos a mão e criptografados


Veja teorias criadas por internautas que investigam caso Bruno Borges
O desaparecimento de Bruno Borges tem intrigado a família do rapaz, as autoridades e pessoas de todo o Brasil. Visto pela última vez em Rio Branco, no Acre, onde reside com familiares, o jovem sumiu
após transformar seu quarto em uma espécie de santuário, com uma estátua do teólogo e filósofo Giordano Bruno no centro e vários escritos codificados espalhados pelas paredes.
A investigação da polícia da região segue em sigilo, mas desde que um vídeo do quarto do rapaz e imagens de seus manuscritos — em entrevista ao G1, a mãe de Borges revelou que ele deixou 14 livros — vazaram na internet, pessoas de diferentes regiões do país têm se unido para decifrar os conteúdos das páginas e especular sobre o que pode ter acontecido com o jovem. 
No dia 4 de abril, quando o caso passou a ser noticiado pela imprensa nacional, gruposfechados de Facebook que se propõem a investigar as pistas deixadas por Borges foram criados. Foi o caso de "Bruno Borges, as teorias", fundado pela publicitária Milena Castro. Em menos de 24 horas, já tinha mais de mil integrantes — no momento, já são 1.700. "[O grupo] é um misto de discussões sérias, com diferentes embasamentos, palpites e teorias", explica ela. "Até então todos estão discutindo de forma respeitosa, apesar de haver confronto entre os mais céticos e os mais místicos."
A curiosidade também levou o estudante Alexandre Marques a criar um grupo de discussão do caso. "Vi que as pessoas andavam meio 'perdidas', querendo saber mais e se aprofundar, assim como eu", conta ele, que comanda o "Bruno Borges - Estudos", com quase 3.800 registrados. "Sempre fui uma pessoa interessada em mistérios e enigmas. O caso do Bruno é algo que me chamou a atenção, parece coisa que só víamos em filmes. Por conta disso, acabei me aprofundando mais em tudo relacionado a ele."
Pente fino
Os tópicos de discussão dos grupos vão desde confissões sobre a vontade de conhecer a obra misteriosa até rastros deixados pelo rapaz na internet — entre eles, um anúncio de venda de televisão no site OLX em fevereiro e um comprovante de que ele recebeu uma quantia de dinheiro.
Os participantes dos grupos também têm tentado decifrar os conteúdos das páginas divulgadas na internet até o momento. Os desenvolvedores Igor Rincon e Renoir dos Reis, por exemplo, criaram o site Decifre o Livro, por meio do qual descriptografaram a primeira página a vazar na rede. Há também os que investem em documentos coletivos online, como é o caso do criado por Beatriz Dias e Gustavo Cunha, para tentar entender as mensagens deixadas por Borges nas paredes do quarto.
"Conseguimos traduzir alguns escritos que utilizavam o alfabeto maçônico e rosa-cruz, criptografia direta (na qual mudam as ordens das palavras). A maior parte do conteúdo está relacionada a frases filosóficas, ao modo como a sociedade age e pensa", afirma Marques. "Também encontramos diversos elementos relacionados à alquimia, ocultismo, maçonaria, elementos que aparentam estar relacionados com a física e a metafísica. Estudando profundamente, reparamos que está tudo interligado, que todos esses tópicos citados estão ligados ao Giordano Bruno e sua filosofia."
Detetives
Os internautas interessados na investigação estão envolvidos a ponto de terem criado também grupos de WhatsApp para trocar informações. Em um deles, mais de 250 membros discutem em tempo real todos os desdobramentos do caso. E eles não são poucos. Momentos após concederem entrevistas à repórter, Milena Castro e Alexandre Marques a enviaram mensagens com novas informações.
A turma do "Bruno Borges, as teorias" havia descoberto que um evento sobre a filosofia de Giordano Bruno ocorria nesta quinta-feira (6) em Pisa, na Itália, levantando, na opinião dos membros, suspeitas de que o rapaz do Acre poderia estar em solo italiano aprendendo mais sobre seu filósofo favorito. 
Já os membros de "Bruno Borges - Estudos" investigavam um novo detalhe percebido em uma das imagens do quarto do jovem: uma figura de uma ave relacionada a Cicada 3301que, segundo o criador do grupo, "é uma organização enigmática, digamos secreta, que busca recrutar pessoas 'inteligentes'". O nome faz referência ao Monte Cicada, na Itália, onde viveu Giordano Bruno. 
"Minha opinião é a de que o Bruno esteja preparando algo surpreendente para o mundo. Algo que possa abrir caminhos e acabar com barreiras de pensamentos. Sabemos que ele quer algo bom para a sociedade. Para familiares e amigos, ele deu um prazo de duas semanas para apresentar seu projeto", diz Marques.
"Eu acredito, apesar de toda a aura de mistério, que Bruno realmente finalizou um trabalho que ele remete à continuação dos trabalhos de Giordano Bruno, interrompido quando morto pela Igreja em 1600, e se retirou. Todo o resto é para gerar impacto em torno da descoberta e da revelação desse trabalho. Não sabemos se os livros serão lançados, mas eu me interessaria muito em lê-los", afirma Castro. "E espero antes de tudo que Bruno esteja em segurança."
Fonte: http://revistagalileu.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MENSAGEM DE TRIGUEIRINHO SOBRE O NOSSO PLANETA E NÓS

Extraterrestres entre nós