Gelo na superfície da Groenlândia derrete 97% no verão e alarma cientistas
Gelo na superfície da Groenlândia derrete 97% no verão e alarma cientistas
As imagens captadas por satélite no dia 8 de julho já mostrava um derretimento de 40%, o que já é considerável, mas ainda dentro dos parâmetros considerados normais. Contudo, quatro dias depois o mesmo satélite revelou que outra quantidade impressionante derreteu. A perda é a maior registrada nos últimos 30 anos e a mais rápida da história.
O derretimento ultraveloz alarmou os cientistas de tal forma que eles admitiram ter pensado se tratar de um erro.“Este cenário era tão extraordinário que no começo eu questionei o resultado: foi realmente isto ou houve um erro de dados?”, confessou Son Nghiem, analista da Nasa.
Durante o verão é comum haver o derretimento em torno de 50% do gelo de superfície, mas a água volta a se congelar em poucos meses, especialmente nas altitudes mais elevadas. A Nasa ainda não sabe determinar se este fenômeno vai contribuir com a elevação do nível do mar ou em que volume.
Fontes;
http://blogs.diariodonordeste.com.br/cearacientifico/climatologia/gelo-na-superficie-da-groenlandia-derrete-97-no-verao-e-alarma-cientistas/
Comentários
Postar um comentário