Filme O Código Da Vinci



Um dos melhores temas de Hans Zimmer. Chevaliers de Sangreal foi um tema de final perfeito para o Código Da Vinci e tem esse sentimento majestoso e grandioso:
" O Sagrado Graal, o antigo Rosslyn, espera
A lâmina e o cálice vêem seus portões
Adornado por mestres que amam a arte, ela mente
Enquanto ela descansa sob o céu estrelado.
Ela descansa finalmente sob o céu estrelado "

Entenda a polêmica em torno do livro O Código Da Vinci

"Controvérsia e diálogo são saudáveis para a religião como um todo. A religião só tem apenas um inimigo – a apatia – e o debate passional é um antídoto soberbo" Dan Brown, em seu site (www.danbrown.com).
Em O Código Da Vinci, o ex-professor ginasial norte-americano Dan Brown mexe em um vespeiro ao acusar a Igreja Católica de ser uma instituição criada e fundamentada em uma mentira. Para a Igreja e para os católicos, Jesus Cristo, filho de Deus, mobilizou comunidades em nome de um ideal de fé e purificação. E veio ao mundo com a missão de perdoar os pecados humanos e preparar seu povo para o Juízo Final.
Na versão de Brow, Jesus seria um homem comum, que casou e teve filhos com Maria Madalena, mulher por vezes traduzida na bíblia como prostituta. O papel de liderança não seria dele, mas da sua esposa, que teria comandado os apóstolos que celebravam, na verdade, a sabedoria e a sexualidade.
No livro, os dois protagonistas da história seguem uma série de pistas que os levam à "maior conspiração da história": a Igreja Católica foi fundada sobre o segredo de que Jesus era um simples mortal e que sua santidade foi aferida séculos após sua morte para justificar a existência da igreja. Nessa versão, Jesus seria uma invenção do imperador Constantino no Concílio de Nicéia. O quatro evangelhos canônicos seriam apenas quatro (Mateus, Marcos, Lucas e João). A Igreja teria escondido os outros 80 evangelhos gnósticos (ou apócrifos), onde estariam grandes revelações na verdadeira "versão" da história.
Após a crucificação de Jesus, Maria, sua sucessora e líder da igreja primitiva, e sua filha Sara teriam partido para a Gália e lá teriam fundado a linhagem dos merovíngios, da família real francesa (os descendentes de Jesus, segundo o livro, viveriam até hoje na França). Essa dinastia, encravada na organização secreta Priorado de Sião, tinha os templários como uma espécie de milícia. Da Vinci seria um membro dessa organização, que conhecia os segredos dos templários, entre eles o de que Santo Graal conservaria os restos do corpo de Maria. Leonardo da Vinci teria deixado vazar segredos, colocando em suas telas pistas do papel que Maria Madalena teria realmente tido na religião católica.
No livro, as pistas são deixadas em quadros do pintor, como na Santa Ceia (quem estaria à direita de Jesus seria Maria, e não João. "O rosto é feminino demais para ter o nome do apóstolo", argumenta Brown). Daí o nome do livro, "Código" Da Vinci, ou seja, o significado secreto de sua cifrada pintura.
Enquanto os críticos literários colocam essa apenas como mais uma polêmica obra de ficção, o autor garante que as teorias presentes na história têm valor. Segundo Dan Brown, o enredo está baseado em passagens verdadeiras da vida de Jesus, que a Igreja Católica fez questão de esconder.

Fonte: Revista Época

O Código Da Vinci (título original: The Da Vinci Code) é um thriller norte-americano de 2006, dirigido por Ron Howard. O guião foi escrito por Akiva Goldsman baseado no bestseller de Dan Brown, The Da Vinci Code. Foi produzido por Howard juntamente com John Calley e Brian Grazer e lançado pela Columbia Pictures nos Estados Unidos a 19 de Maio de 2006.
Os direitos cinematográficos do filme foram comprados por 6 milhões de dólares. A filmagem estava programada para começar em maio de 2005 com o lançamento em meados de 2006; no entanto, alguns atrasos fizeram com que a filmagem começasse em 30 de junho de 2005.
O Museu do Louvre permitiu a utilização de suas locações para a filmagem, enquanto a Abadia de Westminster negou o uso de suas instalações. No entanto, a Lincoln Cathedral concordou em atuar como substituta da Abadia de Westminster e relata-se que recebeu 100 000 libras em troca do direito de filmar lá. As filmagens na Lincoln Cathedral aconteceram em agosto de 2005. Certas cenas foram filmadas na Temple Church em Londres.
O filme teve uma bilheteria tão boa, que já foi feita a continuação de O Código da Vinci, o livro Anjos e Demónios PT ou Anjos e Demônios BR de Dan Brown como a primeira aventura de Robert Langdon. Um livro não muito polêmico como seu sucessor. O livro foi escrito antes de O código da Vinci, apesar desse ter sido lançado primeiro como filme. 
Texto/Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Imagens: Google
Vídeos: http://hollywoodinvienna.com/ & https://www.youtube.com/channel/UCaj3mcM0WVZFMk7EVlRetNA
 



 Hollywood in Vienna 2015 Keith Lockhart ORF Radio Symphony Orchestra Vienna Vienna Concert Hall

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MENSAGEM DE TRIGUEIRINHO SOBRE O NOSSO PLANETA E NÓS

Extraterrestres entre nós